- Ygor Moretti
Comprar livro pela capa?

Você compra livros pela capa?
Claro que não, certo?
Afinal, "Não se deve julgar um livro pela capa", não é mesmo??
Sim leitor... Você compra livros pela capa, e sim autor... Os leitores compram livros pela capa.
Não estamos falando de julgar o livro pela capa, até porque, o designer pode ser bem melhor do que o autor ou o contrário. Um ótimo autor escondido em uma capa amadora, pouco expressiva e nenhum pouco comercial.
Mas sim! Compramos livros pela capa, pois nas capas está escrito em CAIXA ALTA o nome daquele autor famoso, seja por muitas vendas ou por sua trajetória literária de prêmios e muitos elogios da crítica especializada.
Contudo, não apenas por ser um autor famoso é que compramos o livro pela capa, bem ao contrário, pode ser um novo autor, desconhecido do grande público, mas na capa... Tem o Splash indicando que aquele autor foi o vencedor do prêmio X de novos autores ou que ele representa algum tipo de renovação.
"ainda que de forma indireta você está comprando livros pela capa"
Pode ser que o autor ou livro não seja um destaque de crítica ou prêmios, mas na capa está estampado aquele título intrigante que lhe faz pegar o livro nas mãos, ler as informações da contra capa e talvez folhear algumas páginas. Junto do título e complementando esse, a capa pode (deve) ter um belo layout, com uma fotografia, background ou ilustração que também servirá como imã para o leitor se aproximar do livro...
Sendo assim, mais uma vez reafirmo:
Você está comprando livros pela capa... Mas tudo bem não se desespere, pois você não está julgando o livro pela capa, mas recebendo um grande número de informações através da "embalagem" do livro. Organizar essas informações é o objetivo do capista, transmitir o máximo de conteúdo de forma organizada, instigante e esteticamente agradável.
São muitos os motivos que nos fazem comprar um livro.
- Autores famosos;
- Séries ou sequências de grande repercussão;
- Selos editoriais para um público específico;
- Acabamento do livro;
- Títulos que despertam interesse e curiosidade;
- Splash de promoção ou frases de efeito;
E são dezenas de processos que estão ligados à construção do livro, falando apenas dos mais óbvios podemos citar:
- Planejamento;
- Escrita;
- Revisão e edição;
- Registros e outras burocracias;
- Diagramação;
- Design de capa;
- Impressão;
- Distribuição;
Processos que demandam meses e até anos de trabalho mas num primeiro momento estarão resumidos no espaço da capa. Seja em posts de redes sociais, prateleiras de livrarias ou livrarias virtuais o tempo de exposição da capa de um livro aos olhos do leitor em potencial, é micro e dividido entre centenas de outros títulos.
Com isso, dá pra perceber a importância que tem a capa do livro. Não é determinante mas sim o primeiro contato do livro com o leitor/comprador potencial, é a apresentação, o cartão de visita de seu trabalho.
"o diferencial agora não é mais quem publica e sim quem será lido"
Novos títulos, editoras e autores surgem todos os dias, diferentes formas de publicação tornam o ato de "publicar" acessivel a muitos autores, o diferencial agora não é mais quem publica e sim quem será lido. Nesse ponto ser lido passa pela fagulha de atenção que o seu livro pode ter ou não.
Portanto, pode se dizer que a aproximação, o interesse inicial de leitor-livro, da-se pela capa, não sendo certo se a venda será concluída por vários fatores como preço, confirmação de interesses no título, referências, apresentação e outros. Mesmo com esses argumentos vamos dizer que você autor ainda discorde da frase "comprar livro pela capa" ok, mas caminhando agora para o lado do autor, é inegável, num primeiro momento em posts, prateleiras e lojas virtuais, SIM! Você vende seus livros pela capa.
Pense nisso antes do seu próximo lançamento.
A Capitular Design atende autores independentes e editoras, com a mesma atenção e minúcia em cada caso podemos lhe ajudar nesse processo...
#projetográfico #CapitularDesign #autores #designeditorial #capadelivro #designdecapa #livro #escritores