• Ygor Moretti

Entrevista com Autores - Sartre Santos


Olá Sartre, bem vindo ao blog da Capitular Design, um espaço para o autor divulgar seu trabalho, se comunicar com leitores e outros autores.

Quem é Sartre Santos e como e quando você percebeu que tinha gosto pela leitura?

Eu sou nascido na Bahia, hoje residente em Brasília. Na adolescência, no interior da Bahia, cheguei a ler toda a obra de Monteiro Lobato, Machado de Assis, além de ler muito da literatura clássica brasileira e livros da história do mundo, como exemplo, sabia tudo da Revolução Francesa, de Napoleão Bonaparte. Mas foi nos livros que falavam do comportamento humano que mais me identifiquei.

E de leitor para um autor como aconteceu esse processo?

Tem uma parte da minha história literária que me apaixonei por poesia. De Camões a João Pessoa, de Drummond a Chico Buarque, eram minha leituras preferidas. Isso começou na minha pré-adolescência quando tive minha primeira musa, paixão arrebatadora e com o coração tímido e inebriado dessa paixão escrevi meu primeiro verso. Depois disso muitas outras musas foram surgindo e poesias brotando. Escrevi meu primeiro livro de poesia com o nome “Algumas quimeras e outras querelas”, Editora Poesia Diária, Rio de Janeiro, 1998. Depois disso comecei a escrever poesias que retratavam coisas do Sertão Nordestino, minha terra querida e sobre a natureza, que apenas publiquei no blog www.negosartre.blogspot.com.br. Esse foi início como autor.

Você está para lançar o livro "A Vovozinha da Chapeuzinho Vermelho", do que se trata?

A minha formação é de Administrador de Empresas. Com esse conhecimento e com minha identificação com o tema sobre o comportamento, e a poesia foi um primeiro caminho para falar do comportamento humano, vi uma oportunidade de contribuir para a vida das pessoas. Ampliei minha formação para fazer Gestão de Pessoas, tanto no nível organizacional como no individual, com competências como consultor de pessoas e formação em Coaching. Em 2003 me apaixonei pelo tema Finanças com o foco em pessoas e na família. E a Vovozinha da Chapeuzinho Vermelho trata disso, de como lidar com o dinheiro. Trata da maneira como consumimos. Em nossa história nossa Vovozinha sempre consumiu muito e sem necessidade e isso a deixou numa situação difícil, mas que no final tem uma bela solução.

Você está se auto publicando certo? Chegou a procurar alguma editora? Porque escolheu a auto publicação e o que tem achado desse processo?

Estou auto-publicando sim. Não procurei uma editora para tratar dessa publicação especificamente, pois o acesso a isso é muito complicado e demorado. Por isso a auto publicação, que vai um pouco mais além permitindo que possamos nos inteirar de todo o processo de construção do livro e isso é um processo muito rico para o autor. Evidente, que todos temos como propósito o sucesso e aceitação do livro pelo público, e isso nos levar a pensar que em algum momento será importante e essencial que nosso material seja consignado por uma editora.

Você escreveu outros livros? São da área financeira também?

Quais sãos os autores dessa área que lhe influenciam?

Como falei já escrevi um livro de poesias. Entretanto de finanças esse é o primeiro, que espero ser de uma série de outros títulos com o tema financeiro, dentre eles um quase pronto que sobre a Metodologia Afluência Financeira (Prosperar – segredos de uma via milionária – título provisório) e na sequência Chapeuzinho Vermelho Milionária. Muitos autores me influenciaram nesse processo de construção do conhecimento financeiro. Vou citar o nome de três, que acho que representa a maioria deles, que são os autores Napoleon Hill (A lei do sucesso), Jacob Pètry (o óbvio que ignoramos) e Marcos Silvestre (12 meses para enriquecer), estes dois últimos são brasileiros.

Porque as pessoas deveriam ler A Vovozinha da Chapeuzinho Vermelho? Como o livro pode ajuda-las nesse momento tão conturbado do país?

A história da Vovozinha da Chapeuzinho Vermelho é uma história para toda família. Ou para você ler e contar para outras pessoas e para você ler e contar para você mesmo. É uma rica fonte de aprendizado de como lidar com o dinheiro e o momento que o país passa pede isso de nós todos. A verdade é que só construiremos um país rico e próspero, se fizermos com que todos também sejam ricos e prósperos. Precisamos acabar com a concentração de riqueza que existe neste país, e o primeiro passo é a educação, mais fundamental ainda a educação financeira.

Por último deixe o seu recado aos leitores e aos autores que buscam o seu espaço no mercado editorial.

Eu acredito que o que você está escrevendo neste momento é importante para todos nós. Precisamos ler seus pensamentos, o que você entende sobre o tema que você domina. Não podemos deixar nunca de aprender a aprender sempre e isso se faz quando pessoas talentosas como você que está nos lendo coloca em ação os sonhos de escrever. Então, acredite! Acredite no seu potencial e na riqueza das suas ideias! Alguns podem até criticar, mas tenha a certeza que a maioria irá aplaudir você por acreditar na realização dos seus sonhos.

É isso! Muito obrigado!

Para adquirir o livro entre em contato com o autor pelo e-mail educaffin@gmail.com ou no site AFIN

Book Trailer do livro "A Vovozinha da Chapeuzinho Vermelho"

#CapitularDesign #livro #autores #escritores #Ebook #capadelivro #designeditorial #designdecapa #livros #entrevista #literatura #literaturabrasileira

124 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now